STAND ANGOLANO PREMIADO NA FEIRA DO LIVRO DA HAVANA
Foto: A Embaixadora Maria Cândida Pereira Teixeira junto aos expositores premiados Guillermina Yango de Oliveira e Elio Iglesias Díaz.
HAVANA - O Comité organizador da XXX edição da Feira do Livro da Havana, outorgou, este sábado (30), uma Menção Especial ao Stand da Embaixada de Angola em Cuba.
A entrega aconteceu no “Salão Nicolás Guillén” do Centro de Exposições “Fortaleza San Carlos de la Cabaña”, localizado na capital cubana, durante a cerimónia de encerramento da primeira etapa da feira.
Participaram da cerimónia autoridades culturais da ilha, diplomatas acreditados em Cuba, chefes de projectos literários e importantes personalidades das letras cubanas.
Testemunharam o acto pela parte angolana a Embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Pereira Teixeira, e funcionários da Missão diplomática em Havana.
Segundo os juízes deste importante evento cultural, para o outorgamento do reconhecimento tiveram em conta a proposta estética, a utilidade e a representatividade dos projectos de Stand apresentados.
O intuito dos membros da equipa de angolanos e cubanos que desenvolveram o projecto de stand foi a promoção da imagem, a cultura e a história angolana. Com a utilização inteligente de tecidos, artesanatos, roupas típicas e médios audiovisuais eles conseguiram movimentar uma parte de Angola a Cuba.
Nas palavras finais, o presidente do Comité Organizador, Juan Rodríguez Cabrera, agradeceu a ajuda e interesse de todos os implicados no desenvolvimento da feira.
Juan Rodríguez também fez lembrar a pessoalidade de Fidel Castro, fundador e principal motivador das primeiras edições deste evento. “Ele teve a visão deste evento e também a motivação para o fazer realidade”, disse.
A única representante angolana na feira foi a escritora Dominga Monte, que apresentou o Livro “O Sapo Azul”, uma história dirigida as crianças que trata o difícil tema da tolerância e aceitação das diferenças entre todos.
Convocada pela Cámara Cubana do Livro, a Feira Internacional do Livro da Havana é o mais importante evento da literatura na ilha. México foi o Convidado de Honra de este ano pela segunda vez na história do evento.
Esta é a primeira feira que se consegue fazer de maneira presencial depois da pandemia e foi um sucesso cultural pelo interesse dos leitores cubanos. Mais de 4000 títulos e mais de 4 000 000 de exemplares foram apresentados e as ventas atingiram os 860 000 exemplares.
Angola foi o Invitado de Honra da XXII edição da Féria acontecida no ano 2013.
|